DICAS
CONTRA
A AZIA

Evite engolir

o alimento

rapidamente

Tenha calma, mastigue lentamente e saboreie cada mordida. Se mastigar rápido demais, pode ficar empanzinado, e isso agravará os sintomas da azia.

COMPARTILHAR

durma

mais/

evite dormir

após comer

Não dormir durante toda a noite pode aumentar a produção de ácido e causar azia. Oito horas é o segredo. Com um número menor de horas de sono, você corre o risco de agravar a acidez. Procure se dedicar a atividades que ajudem a reduzir o nível de estresse e ansiedade na sua vida, tais como meditação, ioga e exercícios físicos.

COMPARTILHAR

evite excesso

de líquido

durante

as refeições

Não ingira líquido em excesso enquanto estiver comendo. Se você sente azia frequentemente, diminua a quantidade de líquido durante as refeições. Os líquidos podem aumentar o volume do estômago e comprimir o esfíncter esofágico inferior, aumentando o risco de agravamento dos sintomas do refluxo.

COMPARTILHAR

corte a

gordura

Os alimentos gordurosos podem ser seus piores inimigos. Alimentos como hambúrgueres e pizza tornam o processo digestivo mais lento e podem aumentar a probabilidade de azia. Mantenha uma dieta rica em proteína magra e com alto teor de fibras.

COMPARTILHAR

mantenha

um peso

saudável

O excesso de peso causa pressão no seu estômago e pode ser a receita certa para a azia. Aqueles quilinhos a mais podem gerar o relaxamento dos músculos do esfíncter esofágico inferior, causando refluxo do ácido do estômago para o esôfago. A manutenção de um peso saudável pode evitar isso.

COMPARTILHAR

movimente-se

Exercícios moderados podem ajudar a perder peso, além de minimizar os sintomas da azia. Não se exercite demasiadamente, nem aumente a intensidade de repente. Intensifique suas atividades físicas gradualmente para evitar lesões relacionadas aos exercícios.

COMPARTILHAR

coma

verduras

As saladas verdes têm baixo teor de gordura e alto teor de fibras, o que as torna uma excelente escolha se você sofre de azia. Fique longe dos tomates e evite molhos gordurosos, frituras e queijo. 

COMPARTILHAR

masque

chicletes

Chicletes podem ser  uma solução instantânea para diminuir os sintomas da azia. Mascar chicletes ajuda a neutralizar a acidez estomacal, estimulando a produção de saliva. Além disso, faz com que você engula mais frequentemente, lavando o ácido do esôfago. 

COMPARTILHAR

a versatilidade

do frango

Faça da carne das aves um alimento básico para o jantar. Há várias maneiras saudáveis de prepará-las. Asse, grelhe, gratine ou cozinhe no vapor frango e peru com temperos suaves. Assegure-se apenas de remover a pele gordurosa, que pode agravar os sintomas da azia.

COMPARTILHAR

saiba que

alimentos

deverá evitar

Alguns alimentos podem agravar os sintomas da azia. Dentre eles, os alimentos fritos ou gordurosos, bebidas alcoólicas e cafeinadas, como café e chá, chocolate, mentolados, sucos ácidos e frutas, tomate e molho de tomate, alimentos condimentados, alho e bebidas gaseificadas.

COMPARTILHAR

onde há

fumaça,

há fogo

Todo mundo sabe que fumar pode causar câncer. O que não se comenta muito é que o fumo também é uma das causas da azia. Fumar cigarros e charutos inibe a produção de saliva, que ajuda a evitar a acidez. Portanto, se você fuma, tem mais um grande motivo para parar.

COMPARTILHAR

escolha

as bananas

Todo mundo adora um doce, especialmente se for de chocolate. Porém, o chocolate também pode agravar os sintomas da azia. Na hora da sobremesa, escolha as bananas. Além de terem baixo teor de acidez, são fáceis de digerir.

COMPARTILHAR

use o roupas

confortáveis

Escolha roupas soltas se tiver propensão para a acidez. Roupas justas em torno da cintura podem pressionar o seu estômago e intensificar os sintomas de refluxo

COMPARTILHAR

Incorpore

grãos a sua

dieta

Grãos e legumes são tudo de bom. Espalhe-os sobre saladas, use-os em sopas ou sobre o arroz integral. Essa é uma opção suave para o estômago, que não desencadeará os sintomas da azia.

COMPARTILHAR

Sal de fruta ENO: bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido cítricoIndicação: alívio da azia e má digestão. MS: 1.0107.0056.
*em referência a seu mecanismo de ação. Referência bibliográfica Johnson, S.M. E Suralik, J., Practical Gastroenterology, 2009; 33(2):28-32. Eno Tabs: carbonato
de cálcio
 Indicações: alívio rápido da azia, queimação, acidez no estômago e má digestão. MS: 1.0107.0275. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO
DE DOENÇAS NOS RINS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO
. CHBR/CHENO/0018/18-MAI/18.