DICAS CONTRA A AZIA

ESTILO DE VIDA – DICA Nº 1
EVITE ENGOLIR O ALIMENTO RAPIDAMENTE

Tenha calma, mastigue lentamente e saboreie cada mordida. Se mastigar rápido demais, pode ficar empanzinado, e isso agravará os sintomas da azia.

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 2
DURMA MAIS

Não dormir durante toda a noite pode aumentar a produção de ácido e causar azia. Oito horas é o segredo. Com um número menor de horas de sono, você corre o risco de agravar a acidez. Procure se dedicar a atividades que ajudem a reduzir o nível de estresse e ansiedade na sua vida, tais como meditação, ioga e exercícios físicos.

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 3
EVITE EXCESSO DE LÍQUIDO DURANTE AS REFEIÇÕES

Não ingira líquido em excesso enquanto estiver comendo. Se você sente azia frequentemente, diminua a quantidade de líquido durante as refeições. Os líquidos podem aumentar o volume do estômago e comprimir o esfíncter esofágico inferior, aumentando o risco de agravamento dos sintomas do refluxo.

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 4
CORTE A GORDURA

Os alimentos gordurosos podem ser seus piores inimigos. Alimentos como hambúrgueres e pizza tornam o processo digestivo mais lento e podem aumentar a probabilidade de azia. Mantenha uma dieta rica em proteína magra e com alto teor de fibras.

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 5
MANTENHA UM PESO SAUDÁVEL

O excesso de peso causa pressão no seu estômago e pode ser a receita certa para a azia. Aqueles quilinhos a mais podem gerar o relaxamento dos músculos do esfíncter esofágico inferior, causando refluxo do ácido do estômago para o esôfago. A manutenção de um peso saudável pode evitar isso.

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 6
MOVIMENTE-SE

Exercícios moderados podem ajudar a perder peso, além de minimizar os sintomas da azia. Não se exercite demasiadamente, nem aumente a intensidade de repente. Intensifique suas atividades físicas gradualmente para evitar lesões relacionadas aos exercícios.

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 7
COMA VERDURAS

As saladas verdes têm baixo teor de gordura e alto teor de fibras, o que as torna uma excelente escolha se você sofre de azia. Fique longe dos tomates e evite molhos gordurosos, frituras e queijo. 

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 8
MASQUE CHICLETES

Chicletes podem ser  uma solução instantânea para diminuir os sintomas da azia. Mascar chicletes ajuda a neutralizar a acidez estomacal, estimulando a produção de saliva. Além disso, faz com que você engula mais frequentemente, lavando o ácido do esôfago. 

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 9
A VERSATILIDADE DO FRANGO

Faça da carne das aves um alimento básico para o jantar. Há várias maneiras saudáveis de prepará-las. Asse, grelhe, gratine ou cozinhe no vapor frango e peru com temperos suaves. Assegure-se apenas de remover a pele gordurosa, que pode agravar os sintomas da azia.

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 10
INCORPORE GRÃOS À SUA DIETA

Grãos e legumes são tudo de bom. Espalhe-os sobre saladas, use-os em sopas ou sobre o arroz integral. Essa é uma opção suave para o estômago, que não desencadeará os sintomas da azia.

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 11
SAIBA QUE ALIMENTOS DEVERÁ EVITAR

Alguns alimentos podem agravar os sintomas da azia. Dentre eles, os alimentos fritos ou gordurosos, bebidas alcoólicas e cafeinadas, como café e chá, chocolate, mentolados, sucos ácidos e frutas, tomate e molho de tomate, alimentos condimentados, alho e bebidas gaseificadas.

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 12
USE ROUPAS CONFORTÁVEIS

Escolha roupas soltas se tiver propensão para a acidez. Roupas justas em torno da cintura podem pressionar o seu estômago e intensificar os sintomas de refluxo

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 13
ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO

Todo mundo sabe que fumar pode causar câncer. O que não se comenta muito é que o fumo também é uma das causas da azia. Fumar cigarros e charutos inibe a produção de saliva, que ajuda a evitar a acidez. Portanto, se você fuma, tem mais um grande motivo para parar.

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 14
ESCOLHA AS BANANAS

Todo mundo adora um doce, especialmente se for de chocolate. Porém, o chocolate também pode agravar os sintomas da azia. Na hora da sobremesa, escolha as bananas. Além de terem baixo teor de acidez, são fáceis de digerir.

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ESTILO DE VIDA – DICA Nº 15
EVITE DORMIR APÓS COMER

Nada se compara a uma boa refeição quando se trata de deixá-lo sonolento. No entanto, para os que costumam sentir os sintomas da azia, o ideal é não se deitar pelo menos três horas depois de ter se alimentado. Assim que largar o garfo, movimente-se, faça uma caminhada rápida.

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Sal de Fruta ENO®.

bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido cítrico.

Indicação: Alívio da azia e má digestão.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

MS: 1.0107.0056. CHBR/CHENO/0046/15-MAI/15.

ENO® Tabs.

carbonato de cálcio. Indicações: alívio rápido da azia, queimação,

acidez no estômago e má digestão.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

MS: 1.0107.0275.