NOVIDADES:
BRASIL

ENTENDENDO MELHOR A INDIGESTÃO

COMPARTILHE

Quando se trata de azia, a maioria das pessoas não tem problema em descrever o que sente. “Queimação”, “pontadas” e outras palavras tendem a surgir. Porém, a conversa muda quando se trata de termos técnicos. A terminologia adequada para azia, acidez e indigestão.

Talvez você esteja se perguntando, “Ora, por que me importaria com estas palavras? Só quero o alívio.” Contudo, o fato é que a compreensão do vocabulário relativo à azia e aos seus sintomas pode, realmente, ajudá-lo a estar ciente das causas, e como ficar de sobreaviso.

Assim, esclarecido este ponto, a palavra de hoje é “dispepsia” ou, mais comumente, “indigestão”.

Frequentemente, as pessoas usam termos tais como “azia” e “indigestão” intercambiavelmente. Contudo, eles diferem bastante entre si. A “azia” se relaciona, especificamente, com o refluxo do ácido gástrico através do esfíncter esofágico inferior.

A “dispepsia” é definida como dor ou desconforto crônico ou recorrente no abdome superior. Desconforto é definido como uma sensação negativa não dolorosa e inclui uma variedade de sintomas, tais como saciedade precoce ou plenitude abdominal superior (sensação de inchaço).

Comumente, os sintomas da dispepsia não podem ser atribuídos a uma causa única, e os próprios sintomas variam em natureza. Todavia, incluem sensações vagas de desconforto no abdome superior, sensações de pressão ou de dor aguda, de cãibras estomacais, sensação de estômago revirado, eructação e algumas vezes náusea.

Este site não tem por objetivo diagnosticar sua condição médica. Consulte o seu médico em caso de dúvidas.

Sal de fruta ENO: bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido cítricoIndicação: alívio da azia e má digestão. MS: 1.0107.0056.
*em referência a seu mecanismo de ação. Referência bibliográfica Johnson, S.M. E Suralik, J., Practical Gastroenterology, 2009; 33(2):28-32. Eno Tabs: carbonato
de cálcio
 Indicações: alívio rápido da azia, queimação, acidez no estômago e má digestão. MS: 1.0107.0275. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO
DE DOENÇAS NOS RINS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO
. CHBR/CHENO/0018/18-MAI/18.