NOVIDADES:
BRASIL

MOQUECA DE PEIXE

COMPARTILHE

40 mins | Fácil | Rende 3/4 porções |

Classificação de acidez (review-count

505554795

A maioria das moquecas compreende a preparação de um caldo de peixe. Esta versão omite esta etapa, economizando tempo sem prejudicar o sabor.

 

Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de cozimento: 25 minutos

INGREDIENTES:

1 ½ kilos de peixe: corte o peixe em dois pedaços (você pode escolher: garoupa, peixe

vermelho, linguado, robalo, ou qualquer outro peixe branco)

1 xícara de cebola picada em tiras grossas, mais 1 xícara de cebola picadinha.

2 xícaras de pedaços grandes de tomate, mais 2 tomates picados em menores fatias.

2 dentes de alho, mais 1 colher de sopa de alho picado.

5 colheres de sopa de folhas de coentro fresco picadas

2 colheres de chá de sal

3 colheres de sopa de suco de limão

¼ de xícara de azeite

¼ de xícara de Piri piri (veja receita abaixo)

1 garrafa de leite de coco

Tempero Piri piri:

½ xícara + 1 colher de sopa de azeite

5 dentes de alho amassados

¼ de xícara de suco de limão

½ colher de chá de sal

INSTRUCÕES:

Coloque o peixe em uma tigela para misturar. No liquidificador, coloque os pedaços grandes de cebola, os pedaços maiores de tomate picado, 2 dentes de alho, 1 colher de sopa de coentro, 1 colher de chá de sal e suco de limão. Misture até ficar homogêneo. Em seguida, despeje diretamente sobre o peixe. Cubra com filme plástico e deixe refrigerar por 1 hora. Aqueça uma panela grande em fogo médio-alto. Adicione o azeite e, uma vez quente, adicione as cebolas picadas na panela e refogue, mexendo sempre até ficar transparente (cerca de 3 a 4 minutos). Adicione o alho picado na panela e refogue por mais 30 segundos. Despeje o peixe junto com cebola, tomate coentro e demais ingredientes misturados na panela e adicione o restante da colher de chá de sal, o piri piri, o leite de coco e misture bem. Uma vez que o molho ferver, cubra toda a superfície com as fatias de tomate e cubra com uma tampa. Reduza o fogo para médio-baixo e continue a cozinhar até o peixe começar a se desfazer (cerca de 10 minutos). Retire a tampa da panela e polvilhe as 4 colheres de sopa de coentro remanescentes sobre o peixe. Sirva acompanhado de arroz branco cozido no vapor.

PIRI PIRI:

4 pimentas caiena (retire o cabo e as sementes, deixando apenas a poupa da pimenta) e pique em pedaços grandes (ou substitua por outras pimentas vermelhas quentes)

 

Aqueça uma pequena panela em fogo médio-alto. Adicione 1 colher de sopa de azeite de oliva. Uma vez que o azeite estiver quente, adicione o alho e a pimenta na panela. Frite mexendo sempre, até que o alho comece a dourar (de 3 a 4 minutos). Adicione o suco de limão na panela e retire do fogo.

 

Coloque o conteúdo da panela no liquidificador e adicione o sal. Bata até conseguir uma consistência densa. Coloque o restante do azeite no liquidificador (1/2 xícara) e bata. Aguarde esfriar antes de usar e armazene em lugar resfriado.

 

Rendimento: ¾ porções.

Sal de fruta ENO: bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido cítricoIndicação: alívio da azia e má digestão. MS: 1.0107.0056.
*em referência a seu mecanismo de ação. Referência bibliográfica Johnson, S.M. E Suralik, J., Practical Gastroenterology, 2009; 33(2):28-32. Eno Tabs: carbonato
de cálcio
 Indicações: alívio rápido da azia, queimação, acidez no estômago e má digestão. MS: 1.0107.0275. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO
DE DOENÇAS NOS RINS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO
. CHBR/CHENO/0018/18-MAI/18.